Valeria de Cassia Basse Benko Lopes para Leigos

Evidentemente devemos considerar de que a situaçãeste por vulnerabilidade DE famílias está diretamente relacionada às condições socioeconômicas, destacando-se a pfoissima distribuição de renda, associada aos programas de estabilizaçãeste macroeconômicos.

A crescente integração comercial e financeira Destes mercados nacionais e a internacionalizaçãeste Destes processos do produção em muitos setores estãeste sendo facilitadas, é claro, em virtude dessas inovações no campo tecnológico associadas à crescente redução nos custos, à abertura econômica e à desregulamentação do diversos mercados.

Compreender este atual processo de globalizaçãeste DE economias e seus efeitos, em especial nos países em desenvolvimento, é na verdade Sondar desvendar, nãeste só ao público acadêmico, contudo para a sociedade, a concepçãeste do papel do Estado nesta nova fase do capitalismo pós-Segunda Bastante Guerra, representada pelos agentes econômicos: as famílias, as empresas e este governo.

Na verdade, o de que ocorre usando ESTES mercados, na maioria Destes países em desenvolvimento, não é a virulência DE ameaças militares (intervençãeste militar) qual impõe a abertura por suas economias ao gosto das economias Ainda mais avançadas, mas o poder econômico internacional, mediante ameaças do sanções ou interrupções temporárias por ajuda financeira necessária em épocas do crise.

A aceitação do diagnóstico para ESTES problemas latino-americanos e da proposta (neo) liberal tais como solução, Têm a possibilidade de deter sua origem no fato de um grande número do economistas terem estudado em universidades norte-americanas, tendo recebido uma formação clássica e monetarista Destes problemas econômicos.

As ações promovidas pelos participantes do Mercosul, particularmente as da classe política, nãeste convergem em busca de 1 desenvolvimento homogêneo.

Podemos observar de que ao final do sfoiculo XX e início deste, a globalização das economias revela-se atravé especialmentes por políticas minha revisão aqui liberais adotadas por inúmeros governos qual vêm atuando sistematicamente a benefício do mercado financeiro, dificultando a relação entre a produção e a utilização da força de trabalho.

Desse modo, o desemprego seria uma conseqüência do próprio processo por acumulaçãeste do capital, e os desempregados funcionariam saiba como reguladores DE taxas por salários dos trabalhadores e, em certa medida, DE taxas de lucros Destes capitalistas.

Nessa circunstância, não é por ingenuidade Destes nossos negociadores oficiais, nem pelos defensores desse modelo por integração qual a ALCA está a ser imposta aos brasileiros pelos Estados Unidos.

Usa-se muito este termo aldeia global de modo a tomar-nos acreditar que a veiculação instantânea de notícias, principalmente via Net em tempo real é democrática e que realmente informa do maneira ampla e irrestrita as vizinhos.

Esse processo por globalizaçãeste conduz à obrigatoriedade por rápidas mudanças nas organizações. Podemos enumerar certos fatores de que pressionam e interferem nas decisões empresariais: a pressão através manutençãeste do meio ambiente; as constantes mudanças nas regulamentações trabalhista, tributária, etc; a evoluçãeste tecnológica; o acirramento da concorrência; este surgimento de novos negócios; a necessidade de 1 gerenciamento participativo; a valoração dos recursos humanos; as mudanças nos fornecedores; as modificações nos canais do distribuiçãeste.

Os países em desenvolvimento qual atravessam uma crise acreditam nãeste ter opçãeste para além de concordar utilizando as exigências do Fundo Monetário Internacional, que determina este ritmo da liberalizaçãeste econômica desses países saiba como condicionante para a ajuda financeira.

Os programas de monitoramento da economia, impostos principalmente pelo FMI nos últimos 50 anos, nãeste proporcionaram ESTES pontos positivos à profundeza Destes sacrifícios a de que os países em desenvolvimento foram submetidos, pelo contrário, vem a ser aumentado ainda mais o fosso destinado aos países pobres, e os protestos contra esta situaçãeste praticamente nãeste demovem as ações dos organismos financeiros internacionais.

Nãeste há como negar a evidência extraordinária da velocidade do progresso tfoicnico nas áreas por informática, do telecomunicaçãeste e por finanças; conseqüentemente, ninguém escapará desse processo, e todos terão de uma forma ou por outra de que adquirir novas habilidades e competências num processo contínuo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *